Atividades Permanentes 2010

As Atividades Permanentes são parte da ação evangelizadora do conjunto das Pastorais da Juventude do Brasil. São parte de sua ação no cuidado com a vida da juventude, ao modo de Jesus de Nazaré. As Atividades Permanentes se propõem como um processo, por isso são organizadas a partir do planejamento das ações das Pastorais no ano que tem os/as jovens das PJs como protagonistas.

 

Possuem caráter ecumênico e missionário e pretendem ser parte de processos de mobilização e nucleação de grupos juvenis nos diversos espaços eclesiais, escolares e populares. As Atividades Permanentes estão todos os anos em sintonia com a Campanha da Fraternidade e com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, privilegiando a organicidade da ação das Pastorais da Juventude com o caminho das reflexões da Igreja no Brasil.

 

Em 2010, as Pastorais da Juventude propõe que as Atividades Permanentes se articulem a partir do tema "Juventude e Transformação Social". Esse é o tema gerador que motivou as reflexões sobre trabalho (Semana da Cidadania), cultura (Semana do Estudante) e o Jubileu de 25 anos (Dia Nacional da Juventude). O tema Juventude e Transformação Social abarca em si o desafiante tema da CF, Economia e Vida e a Campanha contra a violência e o extermínio de jovens. A transformação da sociedade em vista do Reino de Deus- paixão de Jesus Cristo, é razão dos 25 anos de realização do Dia Nacional da Juventude, caminho de muita reza, luta e festa da juventude.

 

Celebrando o Jubileu do DNJ, as Pastorais da Juventude se colocam também num grande processo de Revitalização de sua ação evangelizadora, em sintonia com todo o continente latino-americano. Celebrar Jubileu torna também oportuno o discernimento da ação pastoral com jovens, junto com toda a Igreja Latino Americana, em vista do encantamento e da conversão pastoral e pessoal.

 

Abaixo, confira os temas das Atividades Permanentes 2010 e suas datas. Elas estão propostas para que os grupos no Brasil organizem seus planejamentos no cuidado com a vida da juventude.

 

Semana da Cidadania

Eixo temático: Trabalho

Tema: Trabalho para a vida e não para a morte

Lema: Juventude: suando e sonhando, em marcha contra a violência

 

A Semana da Cidadania propõe o tema do trabalho, tão presente no mundo juvenil. A partir do tema da CF, a SdC inspira os grupos a refletirem o trabalho como modo de construção de sua identidade e produção de sentidos para a vida. Ao mesmo tempo problematizar a mercantilização da pessoa e de sua força criadora no sistema econômico vigente, provocando-nos a pensar em novas formas solidárias de trabalho.

 

Semana do Estudante

Eixo temático: Cultura

Tema: Cultura: nossa terra, nossa história e nossos sonhos

Lema: Juventude, muitas caras, muitas cores em marcha contra a violência

 

A Semana do Estudante traz um tema também muito próximo da realidade juvenil. Aprofundar o tema da cultura vai possibilitar aos grupos juvenis refletir o espaço comunitário, a beleza e o respeito à diversidade, o valor das culturas locais e do diferente. Enfim, a resistência e a memória, nossa terra, nossa história, nossos sonhos. A SdE continua dialogando com a CF e com a Campanha contra o Extermínio de jovens, por uma cultura da vida.

 

Dia Nacional da Juventude

Eixo temático: Jubileu 25 anos

Tema: DNJ 25 anos: Celebrando a memória e transformando a história

Lema: Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência

 

O Dia Nacional da Juventude 2010 será tempo de dar graças pelos 25 anos, fazendo memória do tempo passado e projetando passos e sonhos para o futuro! Jubileu é tempo de revisar as dívidas, de dar a liberdade! O DNJ nos convida a refletir quais dívidas sociais o Brasil tem com a juventude? Vamos saná-las para um tempo de liberdade e vida? Jubileu também é tempo de organizar a “casa”. O que está acontecendo com a nossa “casa” (sociedade)? Que “casa” nós queremos para os próximos 25 anos? Muitas proposições que vamos poder aprofundar no DNJ.

 

As três Atividades Permanentes compõem um processo. Os temas propostos querem ajudar os grupos jovens a viver esse caminho refletindo as dívidas sociais com a juventude, o chão que pisamos, suas marcas e cores para celebrar, sonhar e participar da construção de um tempo de justiça, "Reino adentro. As Atividades deste ano querem também fortalecer a Campanha contra a violência e o extermínio de jovens, convidando a juventude para ir em marcha por outro mundo possível.

 

Subpáginas (1): Semana da Cidadania
Comments