Semana da Cidadania

A Semana da Cidadania em 2010, em sintonia com a Campanha da Fraternidade e com a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, quer falar dos sentidos do trabalho para a vida da juventude. O trabalho é central para a vida humana. Por isso, é preciso denunciar quando ele se torna injusto e desumano à medida que o capital e o lucro assumem maior importância do que a vida. É preciso anunciar a possibilidade de organizarmos novas formas de trabalho, mais criativas, solidárias, fraternas e justas.

Realizada sempre entre 14 e 21 de abril, a Semana da Cidadania é elaborada pelas Pastorais da Juventude do Brasil em parceria com a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude. Juntamente com a Semana do Estudante e o Dia Nacional da Juventude ela compõe as atividades permanentes propostas pelas Pastorais da Juventude do Brasil todos os anos.

O objetivo principal é fazer com que a juventude reflita em grupo mais profundamente algumas questões do seu cotidiano e se organize em torno do projeto de mundo que desejamos, fazendo coisas concretas, em comunhão com as Igrejas e com as outras organizações que partilham do mesmo sonho.

 

Nossa gratidão em nome de toda juventude brasileira ao Instituto Paulista de Pastoral e a todos e todas que contribuíram na elaboração deste material. O Deus da vida há de recompensar quem se dedica à causa juvenil. Que o sonho de uma cidadania verdadeira, profundamente comprometida com a justiça social, nos motive a enfrentar os ventos contrários ao Reino anunciado por Jesus. E que o Espírito de Deus, presente em Jesus Cristo, sopre novos ventos, de dignidade e de esperança, para a juventude brasileira. 

 

Tábata Silveira dos Santos

Articuladora Nacional da Pastoral da Juventude Estudantil

Membro da Equipe Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil

 

Pe. Wander Torres Costa

Assessor Nacional do Setor Juventude - CNBB

*Apresentação do Subsídio da Semana da Cidadania 2010

 

Baixe o material da Semana da Cidadania (livreto e capa):

Ċ
Anchietanum - Centro de Juventude,
26 de mar de 2010 13:09
Ċ
Anchietanum - Centro de Juventude,
26 de mar de 2010 13:19
Comments